Menu Sluiten

Informação de treinamento

Utilização segura de diisocianatos, usados em adesivos, vedantes e espumas de poliuretano (PU)

Em 4 de agosto de 2020, as autoridades da UE publicaram uma restrição europeia no que respeita aos diisocianatos ao abrigo do REACH, para evitar a potencial ocorrência de sensibilização respiratória devido à exposição a estas substâncias, normalmente presentes em produtos de PU não vulcanizados, como adesivos, vedantes e espumas de PU. Esta nova restrição estabelece rotulagem acessória e a ministração de formação complementar antes da utilização profissional de produtos que contenham > 0,1% de diisocianatos monoméricos.
Quando utilizados corretamente, os adesivos e os vedantes de PU são versáteis e seguros. São utilizados em muitas aplicações no domínio da construção, dos transportes, da montagem e muito mais. Os produtos de PU são produzidos por reação de isocianatos e polióis, pelo que a restrição é especificamente relevante para os utilizadores profissionais de produtos de PU.

Formação em matéria de PU exigida até agosto de 2023
A partir de 24 de agosto de 2023, é exigida a ministração de formação aos utilizadores profissionais e industriais de produtos com uma concentração de diisocianatos monoméricos > 0,1%. A Soudal cooperou com a FEICA, a Associação das Indústrias Europeias de Adesivos e Vedantes, em conjunto com a ISOPA e a ALIPA, as associações industriais dos fabricantes de diisocianatos, com vista à elaboração de material de formação destinado à utilização pelos seus clientes e por todos os utilizadores profissionais de adesivos, vedantes ou espuma de PU.
A formação não substitui ou altera outros requisitos em matéria de saúde e segurança, mas constitui um complemento com relação aos mesmos. Para informar os utilizadores sobre os produtos envolvidos, a partir de 24 de fevereiro de 2022, devem constar da embalagem os requisitos de formação. Para assegurar que os utilizadores profissionais são informados mesmo aquando da aquisição de produtos de retalho, recomendamos ainda a inclusão das informações nos produtos de retalho.
Material de formação disponível até fevereiro de 2022
O material de formação será disponibilizado através de uma plataforma de e-learning até fevereiro de 2022 em todas as línguas oficiais da UE, criada com antecedência suficiente para que todos os utilizadores de produtos de PU recebam formação e certificação até 24 de agosto de 2023. A formação online será acessível através de computador de secretária, tablet e dispositivos móveis. Os formandos receberão um certificado pessoal após concluírem a formação com aprovação.

A Soudal está a envidar todas as diligências necessárias para garantir que esta formação online em matéria de utilização de vedantes, adesivos e espumas de PU pelos clientes da Soudal seja disponibilizada gratuitamente. Consulte também quaisquer disposições nacionais em vigor no seu país.

A ligação acima é ideal para aplicações típicas de selantes de PU, espumas e adesivos em pequenas embalagens (tais como cartuchos, sacos de alumínio ou latas de espuma de PU). Para qualquer outra aplicação de PU (por exemplo, tambores, misturas abertas), pode escolher a formação apropriada a partir da lista completa: link

Abaixo, encontram-se as respostas a algumas perguntas mais frequentes.

Os diisocianatos são seguros?
À semelhança de muitas substâncias, a utilização de diisocianatos é segura quando manuseados em conformidade com as medidas pertinentes em matéria de gestão dos riscos e segurança. Também é importante saber que nenhuns artigos acabados contêm diisocianatos. Os diisocianatos só são utilizados como reagentes químicos. Reagem com o poliol para formar o produto de PU, sendo que são dissipados durante a fase de vulcanização.
Em que consiste a sensibilização respiratória?
A sensibilização respiratória refere-se à suscetibilidade de uma pessoa desenvolver uma alergia após a exposição a uma substância. Esta sensibilização também se verifica em muitas pessoas quando entram em contacto com pólen ou bolor. Se sensibilizada, cada vez que a pessoa entra novamente em contacto com a substância (mesmo em concentrações muito baixas), pode desenvolver uma reação alérgica exacerbada com efeitos ao nível do trato respiratório (por exemplo, asma). A maioria dos indivíduos com asma de origem alérgica apresenta melhorias ou uma recuperação total quando deixam de estar expostos à substância.
O que deve fazer o distribuidor ou o revendedor?
Deve transmitir as informações do fornecedor do produto aos seus clientes. Antes da utilização profissional, os requisitos de formação já devem estar impressos na embalagem. Dado que o distribuidor não utiliza, ele próprio, o produto, não é necessária a ministração de formação ao pessoal da loja.
De que forma a restrição afeta a utilização pelo consumidor?
Este novo regulamento só é aplicável aos profissionais e à indústria. Há vários anos, entrou em vigor uma restrição distinta aplicável à utilização pelo consumidor, que introduziu o requisito de incluir luvas nas embalagens dos produtos de consumo de PU.
Devem os produtos de PU ser rotulados em conformidade nos canais de retalho?
Uma vez que existe a possibilidade de os utilizadores profissionais adquirirem produtos de PU em canais de retalho, a Soudal também recomenda a inclusão da nova redação de rotulagem nos produtos de PU de retalho. Tal será efetuado para todos os produtos de PU pela Soudal.
Os adesivos, os vedantes e as espumas de PU continuarão disponíveis?
A restrição visa evitar o manuseamento não seguro de diisocianatos, e não restringir a disponibilidade do produto. Devido às suas propriedades únicas em muitas aplicações, os adesivos, os vedantes e as espumas de PU continuarão a estar disponíveis em larga escala.
Que calendarização deve ser respeitada?
O novo regulamento estabelece que, até 24 de agosto de 2023, todos os utilizadores profissionais de produtos de PU devem receber formação e ser certificados. A partir de 24 de fevereiro de 2022, devem constar da embalagem introduzida no mercado os requisitos de formação. Os produtos de PU introduzidos no mercado antes de 24 de fevereiro de 2022 não são abrangidos pelo referido regulamento no que diz respeito a este requisito de rotulagem.
Para obter mais informações, ou caso necessite de esclarecimentos adicionais, não hesite em contactar a dependência local da Soudal.